Este blog tem a finalidade de socializar experiências de uso dos aplicativos e pacotes educacionais existente no Sistema operacional Linux Educacional. Abraços. Elizabete Tutora Curso de Pedagogia Polo Maceió-UAB
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
ATIVIDADE A DISTANCIA 5
ACESSE O SITE DO PORTAL DO PROFESSOR CLICANDO NO LINK OU ACESSANDO O SITE ( http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html)CLIQUE EM ESPAÇO DE AULA, DEPOIS SUGESTÕES DE AULA, ESCOLHA UM NÍVEL DE ENSINO DE SEU INTERESSE, LEIA E FAÇA UM COMENTÁRIO DE COMO USARIA EM SEU COTIDIANO. NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O ENDEREÇO DA AULA COMENTADA.
BOA SORTE.
ELIZABETE
ESSA AULA DESPERTA NO ALUNO SUA CRIATIVIDADE, A IMAGINAÇÃO. A PARTIR DO DESENHO O PROFESSOR PODE FAZER OBSERVAÇÕES DE COORDENAÇÃO MOTORA, EXPRESSÃO, REELABORAÇÃO DOS DESENHOS E A EXPOSIÇÃO ORAL. USARIA ESSA AULA COM A FERRAMENTANO TUX PAINT, APÓS OBSERVAÇÃO SOLICIATRIA QUE CADA UM FIZESSE SUA APRESENTAÇÃO PARA TURMA. DESPERTA A CURIOSIDADE DE DESCOBRIR A CULTURA, CONHECER A HISTÓRIA DO DESENHO. A PROFESSORA ESTÁ DE PARABÉNS PELA INICIATIVA.
ENDEREÇO: Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATALRN. Alfabetização http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25952
O endereço da atividade escolhida é: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24720. Selecionei uma proposta de atividade de produção de texto que utiliza dois gêneros textuais ao mesmo tempo: a fábula e as histórias em quadrinhos. Acredito que dois comentários possam ser aqui estabelecidos. O primeiro diz respeito às atividades de leitura que a professora propôs para se trabalhar com cada gênero. E o segundo sobre a atividade de produção textual envolvendo os dois gêneros. As propostas de atividades de leitura são instigantes e enriquecem os gêneros. No entanto, a proposta de produção de texto “Reescrever a história em quadrinhos, obedecendo a estrutura e as características do gênero fábula, fazendo às adaptações necessárias” rompe tanto com a estrutura da fábula quanto das histórias em quadrinhos. Desta forma, pensando numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental, eu não utilizaria dois gêneros concomitantemente. Cada um apresenta suas especificidades e são irredutíveis uns aos outros. Primeiramente, elegeria um deles e proporcionaria um ambiente de leitura intensa e, num segundo momento, respeitando cada um dos gêneros proporia atividades de produção textual. No caso da fábula, poderia ser a reescrita de várias fábulas para expor no mural da sala; e no caso das histórias em quadrinhos, a criação de um almanaque com personagens inventados pelos próprios alunos.
achei a atividade muito interessante, uma vez que trabalaha com o princípio básico da multiplicação. Eu trabalharia com uma explanação em sala sobre o conteúdo abordado na aula seguinte levaria os alunos para o laboratório e trabalharia com o programa tuxmath.
o endereço da atividade é: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2412
A aula “Cuidando do meu corpo (higiene pessoal)” tem como foco principal ensinar às crianças a importância de manter o corpo asseado e perfumado e as roupas limpas, pois muitas doenças, principalmente as de pele, surgem pela falta de higiene. Essa aula está muito bem planejada, inclusive com utilização de vídeos sobre os cuidados com a higiene pessoal e um roteiro de discussão e finalizando com a construção de uma história de quadrinhos pelos alunos sobre os conteúdos trabalhados. Nessa aula pode ser usado o TUXPAINT desenhar os hábitos de higiene pessoal e o IMPRESS para montagem de uma apresentação sobre os cuidados necessários com o corpo com a finalidade de evitar doenças. Esse plano de aula encontra-se em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12449
Gostei da aula sobre o meio ambiente e sugero que fosse coloocado como atividade em debate que os alunos descrevesse como protege a natureza na sua casa, quais os cuidados que devemos ter,
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirESSA AULA DESPERTA NO ALUNO SUA CRIATIVIDADE, A IMAGINAÇÃO. A PARTIR DO DESENHO O PROFESSOR PODE FAZER OBSERVAÇÕES DE COORDENAÇÃO MOTORA, EXPRESSÃO, REELABORAÇÃO DOS DESENHOS E A EXPOSIÇÃO ORAL. USARIA ESSA AULA COM A FERRAMENTANO TUX PAINT, APÓS OBSERVAÇÃO SOLICIATRIA QUE CADA UM FIZESSE SUA APRESENTAÇÃO PARA TURMA. DESPERTA A CURIOSIDADE DE DESCOBRIR A CULTURA, CONHECER A HISTÓRIA DO DESENHO. A PROFESSORA ESTÁ DE PARABÉNS PELA INICIATIVA.
ResponderExcluirENDEREÇO: Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
NATALRN. Alfabetização
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25952
ATIVIDADE A DISTÂNCIA 05
ResponderExcluirO endereço da atividade escolhida é: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24720.
Selecionei uma proposta de atividade de produção de texto que utiliza dois gêneros textuais ao mesmo tempo: a fábula e as histórias em quadrinhos. Acredito que dois comentários possam ser aqui estabelecidos. O primeiro diz respeito às atividades de leitura que a professora propôs para se trabalhar com cada gênero. E o segundo sobre a atividade de produção textual envolvendo os dois gêneros. As propostas de atividades de leitura são instigantes e enriquecem os gêneros. No entanto, a proposta de produção de texto “Reescrever a história em quadrinhos, obedecendo a estrutura e as características do gênero fábula, fazendo às adaptações necessárias” rompe tanto com a estrutura da fábula quanto das histórias em quadrinhos. Desta forma, pensando numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental, eu não utilizaria dois gêneros concomitantemente. Cada um apresenta suas especificidades e são irredutíveis uns aos outros. Primeiramente, elegeria um deles e proporcionaria um ambiente de leitura intensa e, num segundo momento, respeitando cada um dos gêneros proporia atividades de produção textual. No caso da fábula, poderia ser a reescrita de várias fábulas para expor no mural da sala; e no caso das histórias em quadrinhos, a criação de um almanaque com personagens inventados pelos próprios alunos.
Fátima
ResponderExcluirachei a atividade muito interessante, uma vez que trabalaha com o princípio básico da multiplicação. Eu trabalharia com uma explanação em sala sobre o conteúdo abordado na aula seguinte levaria os alunos para o laboratório e trabalharia com o programa tuxmath.
o endereço da atividade é: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2412
A aula “Cuidando do meu corpo (higiene pessoal)” tem como foco principal ensinar às crianças a importância de manter o corpo asseado e perfumado e as roupas limpas, pois muitas doenças, principalmente as de pele, surgem pela falta de higiene. Essa aula está muito bem planejada, inclusive com utilização de vídeos sobre os cuidados com a higiene pessoal e um roteiro de discussão e finalizando com a construção de uma história de quadrinhos pelos alunos sobre os conteúdos trabalhados. Nessa aula pode ser usado o TUXPAINT desenhar os hábitos de higiene pessoal e o IMPRESS para montagem de uma apresentação sobre os cuidados necessários com o corpo com a finalidade de evitar doenças. Esse plano de aula encontra-se em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12449
ResponderExcluirGostei da aula sobre o meio ambiente e sugero que fosse coloocado como atividade em debate que os alunos descrevesse como protege a natureza na sua casa, quais os cuidados que devemos ter,
ResponderExcluirSebastiana