Este blog tem a finalidade de socializar experiências de uso dos aplicativos e pacotes educacionais existente no Sistema operacional Linux Educacional.
Abraços.
Elizabete
Tutora Curso de Pedagogia
Polo Maceió-UAB
FORMAÇÃO DE TUTORES EAD
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Navegar é Preciso
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".
Quero para mim o espírito [d]esta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:
transformada a forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo
e a (minha alma) a lenha desse fogo.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo
e a (minha alma) a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.
Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.
Fernando Pessoa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O navegar nos leva ao que é belo na vida aproveitando a jornada escolhida de forma a pensar e a fazer planos nos divertindo. É abrir mão de nós mesmos, é criar e recriar. É responder aos desafios colocados a nós, nos desprendendo de tudo que nos impede de viver o hoje, o agora, reprimidos diante de um possivel futuro do qual nada sabemos.
ResponderExcluirLúcia
Ao navegar nos desprendemos da realidade na perspectiva de enxergamos novos horizontes, desbravando sonhos.A vida passa a ter outro significado envolvendo a humanidade significativamente.
ResponderExcluirIonara
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA necessidade do ser humano de viver não se prende apenas a dormir e acordar, mas fazer cada dia um desafio a ser alcançado, levantar-se e olhar adiante o grande mar de possibilidades por onde a vida pode nos levar. Ver além do que os olhos podem vislumbrar no momento, pensar e ir mais além, inovando sempre, é nisto que consiste viver. Por isso navegar é preciso...
ResponderExcluirAo ler este texto do imponente Fernando Pessoa fico me perguntando: por que "navegar é preciso" e viver não? O que de poético me afeta nesse belo texto? Criar é necessário... Mas e viver?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsse poema tem frases bem significativas, contudo algumas delas eu discordo. Por exemplo: "viver não é preciso" e "Viver não é necessário";
ResponderExcluirPara que possamos ver além, superar os desafios do dia-dia, inovar (...) é preciso viver.
É necessário estar aberto, para que isso não se torne algo insignificante aos olhos de quem não enxerga o real valor do viver!
"Navegar é preciso"... eu transformaria esta frase para: É preciso saber navegar.
ResponderExcluirEstamos vivendo novos tempos e quando nos referimos a navegar o pensamento é direcionado para a revolução tecnológica... precisamos aprender a navegar na internet, e assim buscar conhecimento, diversão e prazer em horizontes jamais alcançados.
O autor nos chama a observar nossa forma de viver a vida, como estamos vivendo? Uma vez que nossa felicidade só depende de nossa dedicação em alcançá-la. Somos a lenha desse fogo que deixa acessa a chama de nossa existência. Lindo!
ResponderExcluirO POEMA DE FERNANDO PESSOA É PROFUNDO E COMPLEXO, PORÉM NOS CHAMA A ATENÇÃO PARA NAVEGAR NOS PENSAMENTOS, E NOS FAZ VIVER MOMENTOS DIFERENTES, INOVANDO OS PENSAMENTOS E COM ISSO TRANSFORMA AS IDEIAS DO COTIDIANO
ResponderExcluirEsse poema nos mostra que devemos navegar nos pensamentos, pois assim conseguiremos vencer os desafios que nos são apresentados, principalmente no que se refere as inovações tecnológicas.
ResponderExcluir